domingo, 29 de agosto de 2010

Japa Malas

É composto por 108 contas
e uma de meditação a meio.
Encontrei a designação num prefácio
de um livro que ainda leio.

Tem séculos de existência
e o número de contas uma explicação.
Foi encontrado no oriente
e trazido pelos Cruzados com uma razão.

Ajudar os mais devotos a concentrarem-se
nos seus diálogos com um Ente superior.
Passando pelos seus dedos conta por conta
orando com fé em demonstração de amor.

O 108 é múltiplo de três auspicioso
pois a soma dos seus algarismos é 9 = 3x3
e três é o número perfeito
segundo a conta que Deus fez.

Não custa passar a informação
de algo que me suscitou curiosidade.
Não sou devota e esqueço a religião
culpabilizando-a por me fazer sentir saudade.

Mas pensei no interessante que seria
108 momentos ou nomes juntar
por serem especiais pelo valor
que deles guardo no meu pensar.

Vou juntar essas contas num fio de corda
e tê-las sempre comigo através do pensamento.
E ao passá-las entre os dedos com devoção
recordarei a felicidade sentida em cada momento.

Seria o meu rosário da sorte ou Japa Malas
e as contas nele enfiadas teriam para mim sentido
mas não o usaria para orar a um Ente superior
e sim para sentir quem me ama sempre comigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário