quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Até já Avô Silva

Quem não se recorda do seu caminhar?
bota com salto alto mas sem timidez da altura.
Teimoso como ninguém e pela vida enfeitiçado,
mesmo tendo sido a Dele um pouco dura.

Características muito próprias
de alguém que teve que lutar na vida
e por isso merece estas palavras
da sua neta na sua despedida.

Quem tudo quer, tudo tem!
Era o seu lema mas a trabalhar.
Construiu o seu império
que também utilizou a jogar.

Viagens infinitas para o Estoril
mesmo sem saúde e com mordomo
e daquele seu espírito único
só Ele era o seu próprio dono.

O baralho de cartas estava para Ele
como para nós a nova tecnologia
e jogando mesmo com batota
perdíamos sempre na sua companhia.

Contava as suas histórias infindáveis
a cantar, rir e a rimar
e nós ríamos incansavelmente
das expressões que utilizava para se expressar.

O melhor cliente da Reader Digest
principalmente na parte dos produtos naturais
e transformava uma cozinha inteira
com os seus pratos especiais.

Desde chaleiras de plástico ao lume
a derreterem por todo o fogão,
ás inúmeras misturadoras sem tampa
que expeliam o seu conteúdo como um vulcão.

“Leva-me lá a baixo!”…
ouvimos infinitamente como castigo
desde que Lhe tiraram a carta de condução
que era sem dúvida o seu melhor amigo.

Já para não falar no seu “tanque” de guerra Mercedes,
que a todos instruiu ser a única verdadeira marca.
Mas do Mercedes do Avozinho…
até a polícia de o multar ficou farta.

E devido às inúmeras transgressões
uma vez numa noite de folia em plena Lisboa
fui parada numa operação stop,
perguntaram-me se era sua neta e fiquei à toa.

O polícia era Ribatejano e reconheceu a morada
que estava na minha carta de condução
pelas diversas viagens que fizeram à Quinta
para o tentarem chamar à razão.

E as peripécias com todas as empregadas
que passado 1 semana já estavama a esmorecer.
Lembro-me de uma mais gordinha
que à volta da mesa de jantar se fartou de correr.

Mesmo frio e a viver só para si
deixou o seu carisma em todos nós
e hoje com a sua partida
ficamos tranquilos mas mais sós.

Não digo adeus porque o mesmo nos está reservado
e um dia mais tarde nos vamos voltar a encontrar,
mas digo OBRIGADA por me orgulhar de ser sua neta
e me deixar a Quinta que tanto amo para morar.

Sem comentários:

Enviar um comentário